Inserir dados da Minha Obra

Certificações e etiquetagens

O processo de certificação nada mais é que o reconhecimento que o projeto seguiu normas reconhecidas de boas práticas, aplicando conceitos de sustentabilidade e eficiência de recursos. Há muito foco sobre o selo da certificação, porém é importante lembrar que o ponto valioso da certificação é a metodologia, e como ela foi aplicada ao edifício.

Há diversas certificações, ferramentas, e programas disponíveis no mercado de construção brasileiro, e qual adotar, e a decisão de tirar o selo ou não, depende das aspirações do cliente.

Por que certificar?

Por que certificar?

Há diversos estudos que mostram que edifícios certificados agregam valor para o proprietário, por poder alcançar maior valor de locação, e apresentam menor ocorrência de espaços vagos. Isso tudo é pelo fato que o consumidor tem uma certa confiança que aquele imóvel consumirá menos energia e/ou água, resultando em economias, e um impacto reduzido no meio ambiente.

A validação que o projeto seguiu uma metodologia reconhecida pode ser usada para comparar entre edifícios, e auxiliar o consumidor escolher um imóvel que terá um custo operacional menor, e demais benefícios de sustentabilidade.

Quando certificar?

Quando certificar?

A maioria dos programas são direcionados a projetos de novas construções ou reformas significativas. Algumas das certificações incluem uma avaliação de desempenho operacional, e, portanto, que pode ser feita em qualquer momento.