Inserir dados da Minha Obra

Outras Referências

Certificação, ou diretrizes de sustentabilidade.

O que é? O que faz?

O processo de certificação nada mais é que o reconhecimento que o projeto seguiu normas reconhecidas de boas práticas, aplicando conceitos de sustentabilidade e eficiência de recursos. Há muito foco sobre o selo da certificação, porém é importante lembrar que o ponto valioso da certificação é a metodologia, e como ela foi aplicada às edificações.

Há diversas certificações, ferramentas, e programas disponíveis no mercado de construção brasileiro, e qual adotar, e a decisão de tirar o selo ou não, depende das aspirações do cliente.

Para que serve certificar?

Para que serve certificar?

Há diversos estudos que mostram que edificações certificadas agregam valor para o proprietário, por poder alcançar maior valor de locação, e apresentam menor ocorrência de espaços vagos. Isso tudo é pelo fato que o consumidor tem uma certa confiança que aquele imóvel consumirá menos energia e/ou água, resultando em economias, e um impacto reduzido no meio ambiente.


A validação que o projeto seguiu uma metodologia reconhecida pode ser usada para comparar entre edifícios, e auxiliar o consumidor escolher um imóvel que terá um custo operacional menor, e demais benefícios de sustentabilidade.

Quando certificar?

Quando certificar?

A maioria dos programas são direcionados a projetos de novas construções ou reformas significativas. Algumas das certificações incluem uma avaliação de desempenho operacional, e, portanto, podem ser feitas em qualquer momento.

Normas
Entidades
Terceiro setor
Certificadoras
Programas
Legislações
gerais
Outros